O lyric video (acima) de Agoniza mas não morre, lançado por Luca Argel duas semanas após o álbum Samba de Guerrilha, é uma forma de agradecer “a todos os que embarcaram na epopeia cantada e narrada neste ‘samba opera’. ”
A declaração é do próprio Luca, em entrevista à Cult Magazine.
“Estou ainda comovido em receber diariamente reações positivas pelo Samba de Guerrilha, encomendas do jornal vindas de dentro e fora de Portugal, e tudo isso deixa-me cada vez mais certo do privilégio que é poder emprestar minha voz a estes compositores e a estas histórias. A palavra deles é poderosa. Agoniza, mas não morre, não se apaga.”
A música é um samba de 1979 de Nelson Sargento, um dos grandes nomes do samba brasileiro e que em 2021 vai completar 97 anos.
“O samba é poesia musicada, para contar o que ninguém quer ver na hora, mas que depois vira história”, diz Nelson Sargento.
Clique aqui e leia a matéria completa
Enfim… A História do Samba!
Lançado em fevereiro, Samba de Guerrilha e traz regravações de grandes clássicos do samba. O mote do novo trabalho de Luca Argel é, aliás, é o samba. Na verdade, ele é o personagem que conduz toda narrativa do disco. O ritmo é apresentado como um elemento de resistência, de registro histórico, e como um fio que conecta várias culturas existentes no Brasil.
Primeiramente, Luca lançou o single Almirante Negro, uma regravação do clássico composto por Aldir Blanc e João Bosco. A música e o clipe foram lançados no dia 22 de novembro, dia em que se comemora os 110 anos da Revolta da Chibata. Agora é Pesadelo que é apresentada ao público antes do trabalho ser lançado por completo!
A princípio lançado faixa por faixa, o álbum já começa a ganhar mundo! Além disso, tem chamado atenção da crítica especializada.
Samba de Guerrilha é um minucioso trabalho de pesquisa de repertório que se propõe a fazer um relato histórico através do samba.